(sindicato dos inspetores do SEF)

O SEF e a Europa em tempos de guerra no congresso dos inspetores

2022-06-03 15:15:02

“O SEF em tempos de guerra na Europa” será o tema do congresso de 2022 do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SCIF-SEF, que representa os inspetores. No dia 6 de junho, Manuel Soares, presidente da direção da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Adão Carvalho, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, e Márcia Martinho da Rosa, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, irão comentar a importância do SEF no Sistema de Segurança Interna. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, fará a abertura do congresso. 

“Uma altura tão relevante para a segurança da União Europeia, em que se vive uma guerra na Ucrânia, é um momento delicado para o Sistema de Segurança Interna português e para o SEF, que merece uma aturada reflexão”, afirma Acácio Pereira, presidente do SCIF-SEF. “Não só o trabalho dos seus inspetores na receção aos refugiados tem sido muito elogiado, quer pelos próprios ucranianos, quer por organizações internacionais, como a saída do SEF prejudicaria a segurança das fronteiras portuguesas, as investigações sobre o tráfico de pessoas e a vigilância sobre a forma como os imigrantes são acolhidos nas nossas povoações e no nosso mercado de trabalho”.

No dia 6 de junho, segunda-feira, a conferência terá início às 10:00 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, no auditório Óscar Soares Barata.

Na sessão de abertura irá falar o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro; o presidente do ISCSP, Ricardo Ramos Pinto; e o presidente do SCIF-SEF, Acácio Pereira. Haverá depois um painel com uma mesa-redonda entre Manuel Soares, Adão Carvalho, Márcia Martinho da Rosa e Teresa de Almeida e Silva, vice-presidente do Conselho Cintífico do ISCSP. A jornalista e diretora do Dinheiro Vivo, Joana Petiz, será a moderadora do painel. O encerramento da conferência estará a cargo de Rui Pereira, ex-ministro da Administração Interna.