(sindicato dos inspetores do SEF)

Filas do aeroporto? "Não atribuam responsabilidades ao SEF. São todas da ANA e do Governo."

2022-06-22 12:40:23

Acácio Pereira, presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, elogia o novo ministro da Administração Interna e aconselha o Governo a dar um "passo ao lado" na ideia de extinguir aquele organismo. As consequências seriam "um desastre". 

 

Acácio Pereira torna-se subitamente mais acalorado na conversa quando, já perto do fim, surgem as perguntas sobre as enormes filas de espera que têm sido registadas nos últimos dias nos aeroportos nacionais, sobretudo em Lisboa.

O problema, assegura, está na ANA - empresa gestora dos aeroportos - e não no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). As 16 boxes na Portela por onde os passageiros têm passar e ser vistoriados estão completas a cem por cento com agentes da polícia de fronteiras e o problema é que, segundo afirma, não é possível construir mais. Dito de outra forma: o problema só se resolve com um novo aeroporto, o que Lisboa tem já se esgotou.

Quanto às ideias do PS para a extinção do SEF - uma ideia aparentemente agora em modo de pausa - mostra-se naturalmente contra e aconselha o Governo, a cujo ministro da Administração Interna deixa grandes elogios, a dar um "passo ao lado." O importante - avisa - é que o Executivo nada faça sem ouvir todos os "players" envolvidos. E isto sendo certo, no seu entender, que faz sentido separar no SEF as atividades de polícia criminal em relação às outras que o organismo desempenha. O que não admite é ver agentes da PSP ou da GNR a fazer o que os agentes do SEF agora fazem - falta-lhes a "cultura específica" para isso.

 

Ler entrevista completa in Diário de Notícias